INFERNO ASTRAL

Foto: Arquivo Pessoal


Logo você estará de aniversário. Ficará mais velho - ou experiente, conforme preferem os otimistas, completará mais uma primavera, e se tudo der certo, apagará as velinhas.

Antes do grande dia, porém, passará pelo que os astrólogos chamam de inferno astral que, a começar pelo nome, tem cara de coisa medonha. Melhor caprichar na reza e acender uma vela pro santo, porque de precaução ninguém passa mal.

Ficamos mais reflexivos. Alguns fazem um balanço do que mudou no último ano, outros começam a demonstrar certo incômodo com os novos dígitos que aparecem nas velinhas – apesar de que tem os discretos que preferem uma vela só. Tem os que sequer gostam de fazer aniversário, os que desistiram de contar os anos, os que bebem pra esquecer, os que bebem pra comemorar e há ainda, quem agende botóx pra semana seguinte.

É amanhã. Você estará de aniversário amanhã. Tomara que as pessoas lembrem. Será melhor colocar um nick no MSN pra ninguém dizer que esqueceu? Tirar o aviso do Orkut de que será o seu dia, pra saber quem realmente lembrou? O que as pessoas desejam, desejam de coração ou só querem ser simpáticas não porque você é legal, mas porque elas que querem parecer legais? Acho que nem é preciso avisar, mas a medida que envelhece você fica mais sensível, medroso e meio neurótico.

Mas meu amigo, se você não nasceu na véspera de Natal, seu inferno está prestes a terminar. Vista roupa de festa e vá comemorar o que é seu por direito. Até hoje insisto: o que é mais importante, eu ou o Natal? Já sabendo a resposta quase unânime (porque êpa, meu voto também conta, tá bem?) me sinto caridosa em ceder a noite da minha festa de aniversário para a noite de Natal (como se tivesse escolha).

É 24 de dezembro, véspera de Natal. Os atrasados correm atrás de presentes - e eu tô de aniversário. Os amigos pegam a estrada e seguem pro interior, pro litoral, pra casa da tia, da avó - e eu tô de aniversário. A ceia pede uma última atenção – e eu continuo de aniversário. As pessoas andam sorridentes pelas ruas e desejam Feliz Natal - só que eu tô de aniversário. As luzes iluminam a cidade para a tão esperada noite de Natal, no relógio, meia-noite: todos brindam, se abraçam, sorriem, desejam boas coisas e ceiam - e eu estive de aniversário.

Mas tudo bem. Só aproveita o paraíso quem um dia conheceu muito bem o inferno. Astral, é claro.


Um Feliz Aniversário a mim e um Ótimo Natal a todos!

P.S.: Essa foto registra a primeira vez (em 24 anos) que apago as velinhas exatamente no dia do meu aniversário. Assim que terminei de escrever a frase que termina o primeiro parágrafo dessa crônica: "e se tudo der certo, apagará as velinhas", eis que surge meu namorado com o bolo em questão, alguns docinhos e o pessoal aqui de casa cantando parabéns. Acho que ele captou o drama sem nem mesmo precisar ter lido essa crônica. ;-)

21 comentários:

  1. Anônimo12:10

    FELIZ ANIVERSÁRIO, Gabi!
    E parabéns p/ o seu namorado, que se lembrou de lhe fazer essa surpresa que vc bem merece!

    Ai, não deve ser fácil, né?
    Tenho vários amigos que fazem anos no dia 25 e no dia 31. No dia 24 vc é a primeira que conheço. Imagino seus pais há 24 anos atrás, indo para o hospital em plena véspera de Natal. Ainda bem que devem ter ido de carro, e não de "burrinho", né? E ainda bem que lhe batizaram Gabriela, e não Natalina, como uma das minhas amigas que aniversariam hoje. (rs).


    Vc recebeu presentes em dobro? (rs)

    Feliz Aniversário
    Feliz Natal
    e Abs do Nil

    ResponderExcluir
  2. Ah, sabe, esse seu post é muito interessante, porque eu SEMPRE quis saber como era o aniversário de alguém que o completa justo no dia 24, que é praticamente O dia do ano.

    Datas, pra mim, são coisas muito simbólicas, e eu adoro o Natal, e tudo mais... mas o aniversário é diferente, né? É o nosso momento... aquele em que nos tornamos mais nós mesmos. Dividí-lo com o Natal é uma sensação estranha que me dá. E não deixaria de ser uma frustração minha se meu aniversário fosse nesse 24º dia (é no 6º, ainda bem), por mais que eu não seja lá cristão.

    Eu entendo bem o que você disse, apesar de concordar que nunca entenderei perfeitamente... e desejo que seu aniversário tenha sido, mais que nos outros 23, uma experiência realmente memorável, com o bolo, os docinhos, o namorado e os outros aprochegados.

    Meus parabéns, que tudo sejam flores na tua estrada... beijo enorme ;)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17:38

    Parabéns!
    E sabe que toda ano, na véspera no meu aniversário, eu sumo do mundo? Me tranco no quarto e choro. O inferno astral aqui é pesadíssimo. haha.

    Felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Parabens atrasado!!!
    Muita saude, paz, amor, sorte!!!

    Como não gosto de natal eu iria achar fantastico ir comemorar aniversário de uma amiga nesse dia!!
    auhauha
    rs bjoooo

    ResponderExcluir
  5. Pois bem, como eu faço aniversário em maio, estou beeem longe do natal nessa data! Mas deve ser bem estranho mesmo...

    Um feliz aniversário bastante atrasado pra vc, linda. Um excelente 2008, cheio de coisas maravilhosas sempre!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  6. os jovens riem da velhice por não saberem que a juventude é passageira! Feliz aniversário, ótimo natal e um fim de ano espetacular... beijo!

    ResponderExcluir
  7. Menina, feliz aniversário!!!

    Escolheu um dia lindo pra nascer, hein, Gabriela? E apesar de medonho o inferno astral, mais aterrador ainda é o tal do Retorno de Saturno, fase braba pela qual esta moça singela que vos escreve agora está passando. Ainda bem que é fase.

    Feliz 24 pra vc!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Você sabe bem como é tempo de Natal, né!?
    As pessoas dão uma sumida mesmo. Não fugindo á regra, sumi um pouquinho também, mas espero que meus sinceros votos de Feliz Aniversário e Feliz Natal (ambos atrasados) ainda tenham serventia.
    Ah, e um Feliz Ano Novo, já que o seu ano novo ano, de fato, começou no dia 24.

    Um beijo!

    [Be Happy]

    ResponderExcluir
  9. Fazer aniversário em final de ano é quase um holocausto. Mas o importante é que é o teu aniversário e não o Natal. Ora bolas! O que é o Natal? Sinceramente...eu preferia ir na sua festa de aniversário do que solenizar o Natal. Pobre humanos.

    Parabéns atrasado!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Feliz aniversário!!!! Atrasado, eu sei. Aliás, eu nem sabia que era seu aniversário, então cabe a escusa de não ter lembrado [ou sabido]. O caso é que até quem sabe, corre o risco de entreter-se no espírito natalino, vendo a versão Disney do conto de Dickens e esquecer-se do seu aniversário. essa deve ser uma das coisas chatas de ter nascido num 24 de dezembro. Bom, pelo menos onde vc chegar, vai ter uma ceia te esperando. Aí é só vc dizer: "Nossa! Tudo isso pra mim? Não precisava!" [risos]

    ResponderExcluir
  11. Ainda que atrsado, feliz aniversário! O inferno astral é uma fase chata. Incrivelmente eu não estou passando por ele mesmo meu aniversário estando perto. Acho que eu esqueci dele e ele esqueceu de mim. rsrs

    E que bom receber uma surpresa,heim? Não sei pq, mas acho que 2008 promete...!
    Feliz ano novo, moça!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo09:07

    Eu sempre achei que fazer aniversário perto do Natal era bom!!!
    Mas conforme fui crescendo percebi o quanto as pessoas que nasceram nesses dias não suportam a idéia de leve dois, pague um!!!
    Muito boa essa sua crônica!!

    Ah vc me fez uma pergunta no meu blog, vim aki responder: todo blog que eu entrava, tinha o link do seu, ai de tanto ver as pessoas indicando como blogs legais resolvi dar uma olhada... e não é que era bom msm??? Ou melhor ÓTIMO!!!
    Parabéns!!!
    E FELIZ 2008!!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéééns Gabiii!!
    =)
    gostei muito da crônica...
    =)
    ultimamente não tenho vindo por aqui.
    acabei de me mudar pra São Paulo.
    então está tudo um caos..
    preciso passar mais vezes!

    Beijos
    Felicidades pra ti

    ResponderExcluir
  14. Feliz Ano Novo, moça!!

    Ó, tô de blog novo: http://sabe-de-uma-coisa.blogspot.com, depois corrija direitinho seu link ,pois o blog antigo não existe mais, embora eu tenha carregado toda a vizinhança comigo (rsrs)...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. EEEE....
    Feliz aniversário atrasado!
    adorei o texto!!
    =D

    Um 2008 maravilhoso pra vc!
    =****

    ResponderExcluir
  16. Meuuuuuuuuuuuuu, em fevereiro e meu aniversario....mas vou deixar o meu inferno astral la pra frente...e o pior, como meus amigos sabem que morro de medo de palhaco, eles sempre me dao um de presente...aff...EM TEMPO, PARABENS E FELICIDADES MIL PRA VOCE, BJ

    ResponderExcluir
  17. e aí guria!
    sim, fiz perestroika, hehehehe...
    agora vou fazer a glasnot, hihihihi...

    falando sério, o curso é bem bom, eles tiram o couro nos temas, mas vale a pena, pois pode render uma vaga em uma agência tri...

    como eles mesmo dizem, tem pensar fora da bolha, ou seja, tem que pensar diferente, pra ter um diferencial, é isso o que eles querem um diferencial!!!

    fica a vontade de me perguntar qq coisa! o blog deles tb é muito legal!
    bjuuusss!!!

    ResponderExcluir
  18. Este ano vai ser muito bom, pois entrei no mundo dos blogueiros, fico morta de curiosa quando faço uma postagem, quero logo saber o que as pessoas vao comentar...é tão...gostoso, e você? Tem curiosidade também?
    Liz

    ResponderExcluir
  19. Oi eu escrevi um meme e acabo de indicar vc para participar... se vc quiser o pot é esse:

    http://meiodesligado.net/?p=48

    Abraços do Dan!

    Ah! pode clicar que não é virus não!
    hehehe

    Abraços do Dan!

    ResponderExcluir
  20. Amigos,

    Favor NÃO ACESSAR o link ACIMA, deixado por "barb michelen", uma vez que é VÍRUS!

    Portanto, a partir de então os comentários serão, infelizmente, moderados.

    Um beijo em todos.

    ResponderExcluir
  21. Cheguei muito atrasada, por isso já nem vou falar do aniversário. Vou apenas referir como é bom ter alguém que nos conheça um pouquinho, ou se importe o suficiente para tornar um "inferno" numa alegria imensurável. =)

    Um Feliz ano de 2008!

    Informo que provavelmente mudarei de casa. O Girassol continua "no ar", mas deixo o endereço do novo refúgio:

    www.vivovermelho.blogspot.com

    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.

 
A Cronista © 2013 | Gabriela Gomes. Todos os direitos reservados.