5 Tipos de Homens para Esquecer

Confira minha coluna para o Meu Bairro Poa. Toda segunda-feira falo sobre relacionamentos. Quer sugerir uma pauta? Escreva para mim: gabriela@meubairropoa.com




Prevenir é melhor do que remediar. Conheça 5 tipos de homens que podem dar dor de cabeça.


Atração é algo que ninguém controla, e pode acontecer – como acontece – de ficarmos interessadas inclusive por aquele tipo de cara que suas amigas diriam para manter distância. Alguns demandam tempo de convívio para detectarmos a personalidade (e os desvios de), outros são mais fáceis de reconhecer logo de cara. Não que você não deva experimentar – diversificar é importante. Mas adianto que fora os estereótipos que já estamos acostumadas, existem outros que podem vir a dar dor de cabeça.

HOMEM PAVÃO – Ave do gênero Pavo e Afropav travestida de homo sapiens, o homem pavão é extremamente vaidoso e tem o ego três vezes maior que ele próprio. Costuma ser metrossexual, andar com o peito estufado, a crista levantada e não suporta que a mulher com quem esteja brilhe mais do que ele. Precisa de todos os holofotes focados em si (mesmo que não trabalhe no meio artístico) e adora ser o centro das atenções. No mínimo, se acha o máximo, trata a vida como um grande espetáculo, banca o seguro mesmo que não passe de um cara imaturo. Com o tempo, seu jeito repleto de pompa e circunstância acaba soando artificial e vira motivo de piada entre a galera. O ideal seria que namorasse consigo mesmo, talvez assim, ficasse satisfeito. Nada que uma boa tosa não possa fazer pelos seus penachos.

HOMEM CHICLETE – Mulher grudenta já é um saco, homem chicle nem se fala. O cara liga de hora em hora, manda mensagem sempre que pensa em você e ainda diz que morre de saudades quando se afastam por algumas horas. Tá certo que em começo de relacionamento é bonitinho e fofo, melhor um cara que lembra da sua existência do que um babaca egoísta que não dá sinal de vida. O problema é que o homem chiclete é grudento sempre. Sabe quando goma de mascar gruda no cabelo? Pois é, só cortando! Difícil levar uma vida tranquila. Importante lembrá-lo que vocês são duas pessoas (que ok, se curtem), mas têm vida própria. Se você está carente até pode achar engraçadinho no começo, mas com o tempo costuma sufocar. E cá pra nós, pessoas que vivem sua própria vida costumam ser bem mais interessantes.

INTELECTUALÓIDE – Inteligência é um afrodisíaco e tanto. É uma delícia estar com quem seja dono de uma conversa agradável, tenha um repertório polpudo, saiba o que dizer. Eu mesma já desisti de alguns caras ao sofrer de desilusão ortográfico-amorosa (quando o pretendente erra com frequência o português durante um bate-papo via sms, Facebook, e-mail). Nada mais atraente do que um lindo que entende de cinema, literatura, música, gastronomia e afins. Mas aviso – cuidado com o intelectualóide! Em vez de uma conversa espontânea, irá agraciá-la com uma aula completa sobre algum assunto chato do interesse exclusivo dele. Inteiramente pretensioso, não usa sua desenvoltura como artifício para impressioná-la, mas porque precisa mostrar-se superior. Costuma ser o dono da verdade e encher-se de razão, não admitindo nunca que esteja errado. Ou seja, você jamais terá voz em uma discussão com ele. Portanto, Corra, Lola, corra!

HOMEM ELÁSTICO – É aquele cara que não faz amorzinho, mas também não desocupa a moita. Não some completamente da sua vida, mas também não decide se fica. É o tipo de sujeito que não quer (percebe a quantidade de negativas?) por nada nesse mundo ser esquecido e quando percebe que você está se interessando por outro cara, resolve dar as caras para marcar território. E fica nesta lenga-lenga, num eterno vaivém. Um completo indeciso, não sustenta a própria opinião por muito tempo e provavelmente nem saiba o que quer da vida. Costuma promover relacionamentos tóxicos, mas claro, como parte complementar da relação, isto só acontece se você permitir. A solução é quebrar o padrão e arrebentar o elástico, porque se depender dele continuará assim para o resto dos dias.

MISÓGINO – Agora o papo é sério e de mulher para mulher, ou melhor, de amiga para amiga. Misoginia é patologia, portanto, você deve ficar atenta desde o início do relacionamento. Homens misóginos podem ser facilmente confundidos com machistas – e até o são. Mas é muito importante não entender o contrário: nem todo machista é misógino. Sabe aquele cara brigão? Que sempre a critica? Que nunca está satisfeito com o que você faz e parece sentir prazer em oprimi-la? Eis o tipo que falo. O misógino – diz a psicologia, alimenta um ódio inconsciente ao feminino (não, isso não significa que ele tenha asco ou seja homossexual) e isso se deve às relações do passado: um pé na bunda doído que tenha levado ou um relacionamento familiar onde presenciou pai e mãe tendo fortes desavenças, com relação opressor-oprimido. Com o ego infantilizado, sofre de um trauma causado por alguém que não é a parceira – mas é nela que acaba despejando toda a sua ira, tendo o alvo tão definido que algumas pessoas que o conhecem socialmente, não conseguem acreditar em seu comportamento violento. Em outras palavras, o misógino não passa de um garoto assustado, que vive o medo de se entregar, que ama mas não sabe cuidar desse amor e lidar com esse sentimento. Ou ele aceita viver uma relação lado a lado ou desistirá ao não conseguir que você se submeta aos seus caprichos e temperamento impossível. Existem, claro, diversos níveis, mas nenhuma sensação pior do que estar dormindo com o inimigo. Todo cuidado é pouco, e como eu dizia no início, prevenir é melhor do que remediar.

5 comentários:

  1. Anônimo15:12

    Ainda não me livrei de um elástico! Muito bom! bjs

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito o seu texto.
    Convivi com um misógino e afirmo que é a coisa mais sufocante que existe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!

      Entendo perfeitamente você. Fico feliz que tenha reconhecido e compreendido o tipo de relação que estava vivendo. Quebrar e romper o círculo vicioso é realmente libertador! São relações sufocantes e nocivas à autoestima e saúde mental de qualquer mulher. Às vezes, até mesmo à integridade física. Mas que bom que tenha sacado o que estava vivendo e tenha decidido seguir em frente. :)

      Se interessar, esse outro texto fala mais sobre o assunto:

      http://www.gabrielagomes.com.br/2013/08/relacoes-misoginas-expondo-ferida_19.html

      Beijos.

      Excluir
  3. Desses só me faltou o pavão 😂😂😂 Deus me defenda...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.

 
A Cronista © 2013 | Gabriela Gomes. Todos os direitos reservados.