BOM SENSO

Hoje eu respondi ao Censo. E eu adoro responder Censo. Verdade que a última vez que eu fiz isso, nem morava em Porto Alegre e pra ser sincera, não respondi coisa nenhuma - apenas fiquei ao lado da minha mãe observando suas respostas.

Depois de responder à pesquisa (e dessa vez pra valer), foi a minha vez de perguntar ao recenseador sobre o atraso do RS no andamento das coisas. Ele me confessou que está sendo difícil as pessoas abrirem suas portas para recebê-los. Segundo o próprio, quando está entrando, por exemplo, em um condomínio, muitos vão virando a cara para não serem abordados. Disse que hoje mesmo, conseguiu realizar apenas 5 pesquisas - mais por falta de colaboração do que por não encontrar ninguém em casa. E encerrou contando que cada entrevista (APENAS 1) custa cerca de R$3,50 pro país. Após a data limite – 31/Out, cada uma passará a custar aproximadamente R$10,00. E essa conta, tá sabendo quem paga, né?

Depois disso, vim fazer uma pesquisa rápida na web, só que não consegui confirmar se os números são realmente esses. Mas por que tô falando isso tudo? Na verdade, fiquei a pensar... Em época de eleições, a gente costuma cobrar (com razão) um tanto os deveres políticos, só que algumas pessoas esquecem que enquanto cidadãos, também temos deveres além do de irmos às urnas escolher quem vai tocar este país para frente.

Verdade que vivemos a Democracia e cada qual faz o que bem quiser com a própria vida. Mas como saber para aonde iremos, se não conhecemos o país que somos? Depois do Censo de 2010, só em 2020. E aí não vai dar pra reclamarmos muito, porque querendo ou não, nossos políticos são o reflexo da sociedade que formamos.

6 comentários:

  1. Eu nunca conheci ninguém que tivesse respondido aos Censos anteriores.

    Por isso, sempre achei isso uma tremenda enrolação; igual à pesquisa de intensão de voto - oscila pra lá, oscila pra cá, mas nunca vieram perguntar em que EU votaria.

    Mas este ano, eu respondi ao Censo.

    Vamos ver se muda alguma coisa...

    Abraços

    www.ascronicasnoturnas.blogspot.com
    www.temalgumacoisaerrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que terrível isso.
    E é verdade, eu tenho visto isso acontecer por aqui também.
    Não apenas com o Censo, é o nosso espírito ruim de não querer receber quem não conhecemos, do fascínio pelo tempo de descanso.

    A nossa democracia não é respeitada por nós.

    ResponderExcluir
  3. Vc tem uma crítica bem inteligente!

    Gostei daqui!

    beijinhos***

    ResponderExcluir
  4. Olá, esse ano eu também respondi ao censo, aqui em Floripa-SC as pessoas respondem com um pouco mais de "animação", na verdade as crianças é que realmente gostam mais.
    Acredito que o censo não muda muita coisa, mas é importante que todas as pessoas respondam para que o governo tenha uma base do povo gigantesco que ele esta tendo que cuidar.
    Adorei o seu texto, você escreve muito bem. Deixa um comentario no meu também!

    ResponderExcluir
  5. Como diz Danilo Gentilli, não são os políticos que fodem o Brasil, somos nós pois os elegemos.

    Um país teoricamente democrático, mas obriga o eleitor a votar não deixa escolhas, ou você escolhe um menos pior (mesmo assim sem certeza) ou vota nulo.

    ResponderExcluir
  6. É verdade, falta um pouco de bom senso. HAHA, penso que devemos cobrar e reclamar, mas temos que fazer nossa parte para termos esse direito.

    Parabéns pelo blog!

    Abraço, boa semana ;)

    Julia (Blog Mania de Escrever: www.amaniadeescrever.blogspot.com )
    Obrigado por ser meu seguidor!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.

 
A Cronista © 2013 | Gabriela Gomes. Todos os direitos reservados.