DA BOCA PRA FORA

Texto Gabriela Souza Gomes
Arte de Julie Nicholls

- Desculpa, eu não quis dizer isso.
- Agora já disse.
- Mas foi da boca pra fora!


As brigas que começam da boca pra fora são, na maioria, as mais perigosas: a espontaneidade oferece uma verdade inesperada para quem a profere e para quem a recebe. O pensar parece inexistir e quando nos damos conta, já foi dito. Saída da boca, a palavra não tem mais volta, e lá se vão aos ouvidos daquele que, na melhor das hipóteses, não deveria ouvir tamanha barbaridade.

Só as verdades mais ferinas são ditas da boca pra fora. Caso contrário, não seria da boca pra fora. Porque só assim para ser dita uma besteira tão grande, a ponto de desfazer qualquer sentimento bom entre duas pessoas. Ou quantas pessoas mais couberem no espaço da boca que acusa, fere e magoa.

Da boca pra fora você deixa o amigo saber que você pensa que ele só dá conselhos furados. Da boca pra fora você fala que odeia a voz da namorada e que não suporta a família dela. Mas só da boca pra fora, afinal você é puro de coração e nunca desejou dizer o que disse – mesmo que esse desejo tenha surgido há tempos atrás e nunca confessado.

Da boca pra fora você é capaz de desejar que alguém se dê mal e faz votos de fim de vida. Da boca pra fora você joga na cara da colega de trabalho a promoção que deveria ser sua e não dela. Da boca pra fora, você é cruel. Mas só da boca pra fora.

Da boca pra fora se desfaz até casamento ou nem mesmo se começa um - porque o sim precisa passar pela boca e não travar nos dentes. Da boca pra fora se desfazem os sonhos. E da boca pra fora arruinamos aos que bem queremos, mas só da boca pra fora.

Já as coisas boas não são ditas da boca pra fora, porque elas parecem ser tão mais importantes que ganham maiores cuidados e cálculos de quando devem ser ditas e a quem dirigidas. E assim, a gente vai perdendo maravilhas de se dizer. Da boca pra fora.

1 comentários:

  1. Anônimo01:25

    pra mim, coisas ditas da boca pra fora são aquelas que não significam realmente o que querem dizer..
    por exemplo, quando uma pessoa diz que te ama, mas na realidade vc sabe q ela não ama.
    diz isso somente para parecer mais próxima, ou sei lá, não entendo essas pessoas..


    muito bomseu blog!! adorei :D

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.

 
A Cronista © 2013 | Gabriela Gomes. Todos os direitos reservados.