A Paciência das Pedras



Chego a Paraty diazinhos antes da 13ª edição da Flip. Mário de Andrade é o escritor homenageado e é a primeira vez que meus olhos tocam a cidade solar. Que bobagem a minha pensar que não pudesse dar-me ao espanto antes do contato com os livros e autores - como se fosse preciso mesmo homens letrados para explicarem a vida que se leva.

Saí para conhecer a cidade e ao avistar os barquinhos coloridos atracados no cais meu ímpeto foi navegá-los. Me aproximo do cordão de pedras que faz limite com as águas e ali está um deles batizado de "Gaby & Morena" dançando ao canto das marés. Sorrio e faço alguma força para acreditar não ser coisa do destino.

Ao desbravar o Centro Histórico e suas ruazinhas Paraty me ensinou a paciência das pedras. Aqui ninguém caminha bonito, todo andar é trôpego, meio desajeitado e desapressado. Distinguimos turistas de moradores locais mais pela pressa do caminhar do que pelas câmeras fotográficas.

O mar de pedras que se espalha entre as ruazinhas dos casarões de janelas e portas coloridas convidam ao improviso. À noite, percebi vindo em sentido contrário ao meu uma menina toda queixosa pois vestia sandálias de salto alto fino agarrada ao namorado, entendi que cada um anda não do jeito que quer, mas do jeito que dá.

Fico então sabendo que as pedras por onde nossos pés dançam se chamam pés de moleques pelas crianças escravas que nelas trabalharam. Penso em Isabel, penso em 1888, penso nas crianças e quase posso enxergá-las. Tento pisar macio como se a história já não fosse machucada.

Em Paraty, somos convidados a descer do salto. Cabe o aconchego dos chinelos de dedos, dos tênis, das rasteirinhas e toda sorte de sapatos baixos. Paraty é uma cidade feita para as pessoas olharem-se na altura dos olhos. Só não se observam um pouco mais porque precisam prestar alguma atenção aonde pisam ou então o risco do tombo, do tropeço e um desastrado escorregão. Raras vezes me senti confortável com a vulnerabilidade do meu próprio caminhar. Na cidade solar os adultos é que viram moleques reaprendendo a andar. Estão todos brincando de amarelinha com as pedras e não parecem querer chegar ao céu, já estamos no paraíso.

E tem também as cores, as luzes, as praias, os barcos, as pessoas, a arquitetura, a cultura, os bares, as músicas, os sotaques, os artistas de rua, os azulejos portugueses e as esquinas. Como são lindas as esquinas de Paraty! Ah, e tem também a Flip, como quase ía esquecendo e que me perdoe Mário. O que sei é que nunca fui tão feliz com tantas pedras no meio do caminho.

Follow my blog with Bloglovin

1 comentários:

  1. Para ti. Para você.
    Parece que tudo o que passeou diante dos seus olhos foi feito para a sua pessoa. E o texto? Pra cada um de nós.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.

 
A Cronista © 2013 | Gabriela Gomes. Todos os direitos reservados.